Liderança
Você sabe delegar eficazmente?
A lei da gravidade também funciona na administração, Com sobrecarga de trabalho, não saber claramente o que foi delegado e não ter conhecimento ou treinamento sobre o assunto, as pessoas acabam não tendo um bom desempenho e não atingem os resultados esperados.
Para delegar eficazmente, são necessário seguir alguns passos muito importantes, vejamos;
Saber claramente o que está sendo delegado
Ninguém pode adivinhar o que você tem em mente. Diga o que você pretende enfatizando:
- O que deve ser feito;
- Os resultados esperados;
- O prazo;
- Qual será o controle
Saber definir o grau de autoridade e responsabilidade
Não basta passar o abacaxi da responsabilidade da tarefa ao seu pessoal. É preciso também dar-lhes autonomia decisória para empregar recursos e recorrer a pessoas de outros níveis em caso de necessidade. Defina os limites de autonomia decisória. Lembre-se, porém de que, por mais que você delegue a responsabilidade da tarefa a alguém, perante a empresa, entretanto, o responsável final por ela será sempre você.
Delegue também o resultado e não somente o procedimento
Certifique-se de que o colaborador entenda “o que” e “porque” deve ser feito. O “como” deixe sob a responsabilidade dele, a menos que ele seja totalmente inexperiente no assunto. Ele pode e deve seguir as normas internas e se caso algumas das normas não funcionem, ele pode sugerir algo melhor.
Treine seu pessoal
Caso seu colaborador não tenha o conhecimento, mas demonstre potencial e boa vontade em aprender, então nada melhor do que treiná-lo. Você mesmo ou alguma outra pessoa pode fazer isso.
Evite delegação para cima
A delegação de baixo para cima acontece quando um colaborador seu vem lhe fazer uma pergunta e você responde: “Pode deixar comigo, que eu resolvo esse problema” ou então: “Vou descobrir a resposta e depois lhe direi”. Quem ficou agora com a tarefa nas mãos? Você é claro. Você poderia ter dito a ele para pesquisar ou recorrer a alguma outra pessoa que conheça o trabalho e, assim, ele mesmo encontrar a melhor opção.